A principal casta espanhola, que dá origem a vinhos tintos famosos no país, tem seu nome derivado da palavra “temprano”, que quer dizer cedo, em espanhol, devido à sua colheita ser mais precoce. Este fato lhe confere um diferencial, permitindo que seja plantada em diversos locais, de climas distintos.
Experiências
Conheça Mais
Os cachos são compactos e pequenos, porém, de pele grossa, tendo também o seu brotamento ocorrendo mais cedo. A Tempranillo possui diversos nomes na Espanha, local onde podem-se destacar alguns mais famosos como: Tinto del Pais, Tinto del Toro e Tinta Fina. Já em Portugal, a divisão é feita mais de Norte a Sul, onde, no Norte ela é chamada de Tinta Roriz e, no Sul, de Aragonez. Esta casta é bem usada com carvalho, e na Espanha, o único país onde existe uma regulamentação para isso, os vinhos são separados de acordo com o tempo em barrica:
- Vin joven – geralmente sem uso de barrica;
- Crianza – 2 anos de envelhecimento, sendo 6 meses em barrica;
- Reserva – 3 anos de envelhecimento, sendo 1 ano em barrica;
- Gran Reserva – 5 anos de envelhecimento, sendo 18 meses em barrica.
Aromas mais Comuns
- Cereja
- Ameixa
- Morango
- Tabaco
- Madeira
Principais Cortes
Tempranillo é uma casta que aparece tanto em vinhos varietais, como em blends. Os blends mais famosos estão em Portugal, onde ela faz parte de cortes, especialmente com Touriga Nacional e Touriga Franca, e, na Espanha, com a Garnacha, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Características
Tipo de Uva – Tinta
Temperatura de Serviço – 15º a 18º
Onde é Comum Encontrar no Mundo

Tempranillo no Mundo
Tempranillo no Brasil

Tempranillo no Brasil