A Cabernet Franc é uma casta marcante na região do Loire, onde também é conhecida por Breton e muito presente nos cortes bordaleses (junto com a Cabernet Sauvignon e Merlot). Algo que é bom lembrar sobre essa importante casta é o seu parentesco com a Cabernet Sauvignon, afinal, seu cruzamento com a Sauvignon Blanc deu origem a uma das castas tintas mais conhecidas no mundo todo.
Experiências
Conheça Mais
Apesar da identificação com a França, um recente estudo de pesquisa genética apontou que o local de origem desta casta é espanhol, no país Basco. A Cabernet Franc possui bagos pequenos, de coloração escura, fornecendo muito perfume e estrutura aos vinhos que origina. Adapta-se muito bem em solos argilo-calcários e também possui uma boa performance em solos arenosos, com pouca água. A França é a maior produtora desta casta, que é interessante ser degustada em regiões distintas, já que origina vinhos varietais bem únicos.
Aromas mais Comuns
- Morango
- Pimentão
- Ameixa
- Pimenta
- Framboesa
Principais Cortes
O principal corte da Cabernet Franc é feito em Bordeaux, caracterizando os vinhos locais, onde ela aparece junto com a Merlot e a Cabernet Sauvignon.
Características
Tipo de Uva – Tinta
Temperatura de Serviço – 15º a 18º
Onde é Comum Encontrar no Mundo

Cabernet Franc no Mundo
Cabernet Franc no Brasil
Nas décadas de 1970 e 1980, era a casta mais plantada no Rio Grande do Sul. Pelo fato de amadurecer mais cedo, ganha destaque na Serra Gaúcha, por conta das difíceis condições climáticas.

Cabernet Franc no Brasil