O Vinho do Porto é licoroso, possui alto teor de álcool e é elaborado na região do Douro. O Douro é a primeira região vinícola demarcada e regulamentada do mundo, mais precisamente em 1756, pelo Marquês de Pombal. O local ficou mundialmente conhecido pelas suas incríveis paisagens, que, inclusive, concederam-lhe o título de patrimônio da Unesco, e também pelos vinhos do Porto.
Experiências
Conheça Mais
Os Vinhos do Porto são, em sua maioria, tintos, mas também podem ser brancos, e até mesmo rosés (mais utilizados para elaboração de drinks). Eles também podem ser classificados de formas distintas:
- Tawny
- Rubi
- LBV
- Vintage
Assim como os vinhos de Portugal, no geral, eles são caracterizados pelo fato de serem um blend de castas autóctones (naturais do país). Os Vinhos do Porto possuem diferentes estilos, mas têm três maiores que podemos dividir: os tintos que apresentam mais sabores de frutas, como framboesa e ameixa; os tintos tawnie, que envelhecem em carvalho, já com aromas mais para o chocolate e canela; e os que possuem longo envelhecimento, com mais de 30 anos, tanto Vintages, quanto Tawnies, onde podemos notar aromas mais para o grafite, avelã, amêndoa e caramelo.
O que é comum encontrar…
- Framboesa
- Ameixa
- Caramelo
- Chocolate
- Canela
Castas
Tintos:
- Touriga Nacional
- Touriga Franca
- Tinta Roriz (Aragonez – Tempranillo)
- Tinto Cão
- Tinta Amarela (Trincadeira)
- Tinta Barroca
Brancos:
- Rabigato
- Viosinho
- Gouveio
- Malvásia Fina