Pesquisar
Close this search box.

Pinot Noir Day

Foto de Dan Meyers en Unsplash

18 de agosto é dia de celebrar uma das uvas mais conhecidas do mundo e responsável por vinhos elegantes e sofisticados, a Pinot Noir . Que tal aproveitar o Pinot Noir Day para conhecer mais sobre essa uva e os vinhos que ela produz? Acompanhe conosco!

Por que 18 de agosto é o Pinot Noir Day?

Existe uma data comemorativa para quase tudo: alimentos, bebidas, locais, eventos históricos e, claro, uvas. E a Pinot Noir, sendo uma das mais tradicionais uvas do mundo e tendo uma importância histórica significativa entre os apreciadores de vinhos, não ficaria de fora.
A data foi criada por um grupo de donos de restaurantes e pessoas ligadas à alimentação no Oregon, nos Estados Unidos , na década de 1980 . Inicialmente, tratava-se de uma série de eventos e comemorações locais, mas não demorou muito até que a data se espalhasse pelo restante do país.
Hoje, apreciadores dessa especialidade de vinho comemoram o Pinot Noir Day em 18 de agosto no mundo todo.

Pinot Noir – história e origem

A Pinot Noir é uma uva originária da região de Borgonha, no norte da França . Natural de um clima frio, essa uva possui mais de 2 mil anos de história e é uma das mais tradicionais na produção de vinhos tintos finos.
Hoje, a Pinot Noir já é cultivada em outros lugares do mundo, como na Austrália, Estados Unidos e na América do Sul. Atualmente, é a casta de uva mais cultivada na Alemanha .
Porém, o clima dessas regiões pode alterar um pouco o sabor e aroma das uvas. Um vinho Pinot Noir produzido com uvas argentinas, por exemplo, terá um teor alcoólico mais elevado e será levemente mais encorpado do que o vinho da Borgonha.
Mas, seja qual for a origem das uvas, um Pinot Noir sempre terá algumas características clássicas muito presentes. Vamos conhecê-las.

Características do Pinot Noir

As uvas Pinot Noir produzem um vinho com taninos em níveis baixos a médios e acidez elevada . Um vinho tinto mais translúcido e de sabor leve, frutado, delicado, porém marcante, especialmente reconhecido por sua elegância e versatilidade.
Os aromas mais comuns encontrados no Pinot Noir são:

  • – Cerejas;
  • – Framboesas;
  • – Morangos frescos ou maduros;
  • – Cogumelos;
  • – Especiarias, como a canela.

Harmonização e serviço do Pinot Noir

A temperatura de serviço ideal de um Pinot Noir é de 13°. Um vinho de corpo leve, que harmoniza perfeitamente com peixes de sabor mais forte , como atum ou salmão. Também vai bem com aves assadas ou ensopadas, risotos e carnes vermelhas magras .
Com relação aos queijos, o Pinot Noir harmoniza bem com os cremosos ou semiduros , como Brie e Camembert, e é uma opção perfeita para acompanhar seu fondue de queijo.
Ou seja: o Pinot Noir é um vinho incrível e com uma versatilidade surpreendente, já que é ideal para um dia de sol, uma tarde relaxante ou um jantar mais elegante e sofisticado. Aposte nessa variedade para seus eventos e você certamente ficará satisfeito com seu sabor e aroma clássicos.
Saiba mais consultando nosso guia. Pegue sua taça e façamos um brinde ao Pinot Noir Day!

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.