Pesquisar
Close this search box.

Outono e Vinho

Não são poucas as pessoas que enfatizam: o outono é a melhor época para se apreciar um bom vinho. Mas, afinal, quais são os estilos dessa bebida que casam bem com a estação de transição entre temperaturas mais quentes e a chegada do frio?

Com a iminência do outono, ano após ano, essa dúvida ressurge. Por isso, se aprofundar no assunto é indispensável, visto que as opções são mais pontuais que o verão e o inverno, que possuem suas já reconhecidas especialidades.

Se você é daqueles que é um enófilo, mas não possui uma ampla literatura acerca do tema, não se preocupe: é possível encontrar rótulos sob medida, onde você estiver.

E, é disto que trataremos aqui: quais são os vinhos que mais são adequados ao paladar durante esta fantástica estação que é o outono.

Balanço em vinhos mais encorpados

Sem tanto corpo para o frio, mas que mantêm essa característica em um nível acima dos encorpados encontrados no calor, o vinho requer um balanço nesse sentido. Os melhores exemplos rondam os tintos médios.

Contudo, brancos e suas variedades, também casam com a estação. O importante é encontrar uma nota suave, que equilibre principalmente uma pedida durante o início da noite.

Lembre-se que há especificações técnicas nos rótulos que te ajudam a entender qual escolher. Em determinados casos, contudo, é preciso atentar-se à origem, visto que opções chilenas ou argentinas, por exemplo, casam com um outono mais rigoroso até mesmo que as serras sulistas do Brasil.

Frutados pedem passagem

Agora, em relação ao sabor, enólogos são quase unânimes em apontar as boas opções de vinhos frutados para esta estação. As negras e vermelhas, maduras, pedem passagem no consumo de um apreciador médio, mas também de especialistas.

Geralmente, quando há essa relação de frutados que são bem cultivados, a graduação alcoólica pode ter uma leve porcentagem maior – o que explica, e muito, a adesão em uma estação que requer mais trabalho do nosso organismo.

Atente-se a harmonização

É claro que um bom vinho é sinônimo de harmonizar com belos pratos. Como estamos falando de uma estação que pede um reforço na quantidade de calorias que consumimos, vinhos tintos suaves podem agradar nossas papilas na maioria dos pratos (como a famosa pizza).

Outro que é ótimo, principalmente para alimentos que não possuam muita acidez (como opções sem molho e/ou tomate), são rosés mais encorpados – ótimos para queijos suaves e uma série de oleaginosas, como as castanhas e amêndoas.

Notas específicas no outono

Para complementar, é sempre preciso procurar aquele vinho que, no fundo, traz a percepção ideal de acordo com o gosto do consumidor. Há os atabacados, com notas de chocolate e madeirados, todos com o corpo médio necessário.

Busque, com as dicas que trouxemos acima, encontrar um vinho que tenha a nota final que deseja, mantendo as características próprias da sua produção.

Deguste e descubra

Fechando nossas dicas, a melhor forma de encontrar o vinho ideal não possui segredo: é aquele que é agradável ao seu gosto. Degustar e descobrir novos estilos, nesse ínterim, te abre um leque de opções.

Afinal, em menos de 12 meses a estação estará de volta e você já saberá quais são os que mais se adaptam ao seu paladar!

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.