Pesquisar
Close this search box.

Cabernet Sauvignon Day

Foto de April Klein en Unsplash

Se celebrar datas comemorativas já é bom, quando estão relacionadas aos vinhos se tornam ainda melhores.
Estamos falando do dia 29 de agosto, ocasião na qual celebramos o “Cabernet Day” para valorizar a esplêndida uva Cabernet Sauvignon, responsável pela produção de vinhos fabulosos e de alta qualidade.

História

O palco de origem da Cabernet Sauvignon é o território francês, na cidade Bordeaux, no sudoeste do país. Porém, se espalhou com grande sucesso e adaptabilidade por diversos outros países, ocupando grandiosamente pelos mais territórios do mundo, como Itália, Estados Unidos, África do Sul, e também aqui para a América do Sul, como Chile, Argentina, Uruguai e, em especial, Brasil.
Seu nome se dá devido a um cruzamento entre outros dois tipos de uvas francesas, a tinta Cabernet Franc e a branca Sauvignon Blanc, em meados do século XVII, dando origem à poderosa Cabernet Sauvignon. Com toda essa bagagem, a produção da casta e dos vinhos originários desta uva se tornou um dos mais consumidos no mundo inteiro.

Principais características da Cabernet Sauvignon

Trata-se de uma uva bastante versátil com sabor concentrado, que apresenta polpa pequena, uma casca grossa, cor roxo azulado, com amadurecimento mais tardio e boa qualidade de envelhecimento.
Os vinhos oriundos desta casta, que é conhecida como a “rainha das uvas” por causa da sua grandeza, normalmente são encorpados e apresentam cor intensa. Quando mais nova, a coloração da bebida é rubi, mais avermelhada. Já os vinhos mais velhos puxam mais para a cor castanha.
Bastante encorpados, com taninos acentuados e com acidez forte, os vinhos da Cabernet Sauvignon são de alta qualidade, seja os que são feitos totalmente com a casta ou aqueles misturados com outros tipos de uvas. O resultado de toda essa versatilidade é a existência de excelentes rótulos que agradam aos mais diferentes gostos, expectativas e necessidades, com uma grande variação de preços para públicos variados.

Produção da casta Cabernet Sauvignon

Em relação à plantação, cultivo e colheita desta uva, há alguns fatores envolvidos, que diferem, inclusive, nas características do resultado final. Para além da preparação do solo e outras questões envolvidas, em regiões mais frias, por exemplo, o norte da Itália, o Chile e a França, as uvas originam vinhos que apresentam mais dureza, sensação de boca seca e aroma herbácea.
Nos locais em que as temperaturas são mais altas, por sua vez, como na Argentina, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, entre outros, os rótulos ganham mais corpo, aromas de frutas negras, além de taninos mais suaves.

Harmonizações

Embora os vinhos possam ser degustados em uma grande variedade de combinações, conforme os gostos individuais de cada um, é possível harmonizar os vinhos com a Cabernet Sauvignon com determinados pratos, como carne vermelha, queijos, cogumelos, cordeiros e chocolate amargo.

Informações que valorizam as experiências

Melhor do que comemorar esta data comemorativa é fazê-lo apreciando uma deliciosa taça de vinho, conhecendo mais suas características e história.
E para sempre ficar por dentro de todas as informações e novidades deste magnífico universo dos vinhos, você pode contar com a empresa Guia Intelivino , que oferece um guia de enoturismo completo com 350 vinícolas diferentes de vários países.

Assista o vídeo sobre "Cabernet Sauvignon Day"

Play Video

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest