É uma das castas mais cultivadas e populares do mundo, sendo, para muitos, sinônimo de vinho tinto. Pelas suas características, pode produzir vinhos que envelhecem bem – a madeira do carvalho é usada com frequência no envelhecimento de vinhos de qualidade superior. Os vinhos varietais feitos de Cabernet Sauvignon são, geralmente, muito bem sucedidos, porém, a mistura com outras variedades é muito utilizada no mundo todo.

Experiências

Conheça Mais

Conhecida pelo seu bom tanino, sua cor profunda, aromas intensos e sabor complexo, a Cabernet Sauvignon é uma uva de casca grossa, amadurecimento tardio (no fim da estação) e, por isso, resistente à podridão. Apesar de ser a casta que mais viajou pelo mundo, ela precisa de um clima moderado ou quente para seu amadurecimento completo, caso contrário, seus vinhos podem ser muito ásperos e adstringentes. A Cabernet Sauvignon é originária da França e é resultado do cruzamento entre a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc. Pelas suas características, pode produzir  vinhos que envelhecem bem – a madeira do carvalho é usada com frequência no envelhecimento de vinhos de qualidade superior. Os vinhos varietais feitos de Cabernet Sauvignon são, geralmente, muito bem sucedidos, porém, a mistura com outras variedades é muito utilizada no mundo todo. Essa assemblage permite ao vinicultor a elaboração de vinhos de estilos variados, buscando dar mais equilíbrio e complexidade ao seu vinho.

Aromas mais Comuns
  • Cereja Preta
  • Cassis
  • Madeira
  • Chocolate

Combina Com

Principais Cortes

Bordeaux, na França, é considerada a casa da Cabernet Sauvignon, pois, lá, as condições de solo e clima são as ideais para o cultivo desta casta. Esta região vinícola da França utiliza algumas outras cepas misturadas com a Cabernet Sauvignon, dentre elas, a Merlot é a principal, mas outras uvas, tais como Cabernet Franc, Malbec, Petit Verdot e Carmenere, são cortes muito comuns, porém, em quantidade inferior. Em outras áreas de produção de vinho no mundo, a Cabernet Sauvignon também é utilizada em cortes, especialmente com a Merlot, mas as outras castas citadas acima também são muito utilizadas.

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Tinta
Temperatura de Serviço – 15º a 18º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Cabernet Sauvignon no Mundo Placeholder
Cabernet Sauvignon no Mundo

Cabernet Sauvignon no Brasil

A Cabernet Sauvignon é uma das uvas viníferas mais cultivadas no Brasil, sendo que, no ano de 2016, foi a uva tinta de maior produção. Abaixo, estão listadas as principais regiões vinícolas brasileiras onde essa uva é cultivada.

Cabernet Sauvignon no Brasil Placeholder
Cabernet Sauvignon no Brasil

Vídeo Relacionado